segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Gangnam Style quebra o YouTube (de verdade).


Gangnam Style, sucesso recordista do sul-coreano PSY alcançou 2 bilhões de views, obrigando Google a alterar algoritmo do YouTube.
Kim Kardashiam who? Quem realmente quebrou a internet foi PSY com “Gangnam Style”, que alcançou mais um recorde.
Além de ser o primeiro vídeo do YouTube a alcançar a marca de 2 bilhões de visualizações, o clipe da faixa chiclete atingiu 2.147.483.647 views nesta semana.
Isso seria super normal, corriqueiro, se não fosse a grande importância dos números. Este era o máximo de visualizações que um vídeo no site poderia ter e tem toda uma lógica por trás.
2.147.483.647 é o número máximo que uma variável de 32 bits pode alcançar (sim, assunto de programador, algoritmos e coisas do tipo). Quando o site foi criado, ninguém imaginava que um vídeo chegaria a ultrapassar a marca, então o tal limite foi estabelecido.
O que aconteceu quando Gangnam Style bateu? Quebrou o YouTube.

O Google já encontrou uma solução para o problema, que envolve a mudança da variável, aceitando 64 bits, e um easter egg para a nossa diversão. Agora, ao passar o mouse sobre o contador, os números rodam como um caça-níquel e formam um resultado negativo, que é o que aconteceria se não tivessem alterado.
Quanto PSY precisa para quebrar novamente o site? 9.223.372.036.854.775.807 (lê-se 9 quintilhões e muitas outras coisas). Será que Gangnam Style alcança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário